Desvenda
biografia no curso de Pós- Graduação em Arte, Fotografia e Outras Tecnologias na Universidade de Passo Fundo (UPF). É mestre em Artes Visuais – Arte e Tecnologia – pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); bacharel em Artes Plásticas, com habilitação em Pintura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2001, pesquisou convergências entre pintura e fotografia na criação em série de enigmáticos retratos pictóricos do corpo e livros de artista a partir de fragmentos de fotos 3x4 apropriados e iconografias. A partir de 2008, desdobra a pesquisa em “readymades de ideias visuais pictóricas”, insólitas collage- montagens digitais das imagens cortadas do corpo com apropriações da web e fotos do cotidiano que capta. Instiga interrogações na superfície das imagens, relações entre (auto) retrato, identidade, imaginário contemporâneo e a arte. Exposições individuais: “Corpos revelados” (2001), Pinacoteca do Instituto de Artes/UFRGS, Porto Alegre/RS; “Fragmentos de identidades (2010), Galeria Iberê Camargo, Usina do Gasômetro, Porto Alegre/RS. Exposições coletivas: “Aquisições recentes (2015), Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), Porto Alegre/RS; “Entre: curadoria A–Z” (2013), Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), Porto Alegre/RS; “Museologia do mercado” (2013), Arte&Fato Galeria, Porto Alegre/RS. Participou do I Salão de Arte Digital Xumucuís (2011), Belém/PA; e XIX Salão Jovem Artista (2004), Margs. Possui obras nos acervos do Margs, MACRS e Museu da Casa das Onze Janelas, Belém/PA. Eduardo Montelli Nascido em 1989, em Porto Alegre, onde vive e trabalha, é mestrando em Poéticas Visuais pelo Programa de Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAV/UFRGS). Tem interesse pelo inacabamento, pela investigação permanente e pela fragmentação e busca explorar múltiplos aspectos inerentes à relação entre identificação, territorialização e apresentação. Elabora seus trabalhos a partir dos lugares que habita, de leituras, de experiências cotidianas e de memórias pessoais (suas e de outras pessoas). Desde 2007, desenvolve principalmente um processo artístico nos espaços do pátio de suas casa, local habitado pela família há mais de 40 anos. Trabalha com projetos gráficos, projetos para a internet, fotografia, vídeo, texto e instalações. Foi premiado no 65º Salão de Abril (2014). Desde 2009, participa de diversas exposições coletivas nas cidades de Porto Alegre, Rio de Janeiro, Curitiba, São Paulo, Brasília, Belém, Fortaleza e Santa Maria. Realizou a exposição individual “Impressões diversas” (2014), Acervo Independente, Porto Alegre. Eduardo Uchôa Formado em publicidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e influenciado pelas artes gráficas e plásticas, o carioca radicado em Porto Alegre transcendeu as linhas exatas da arquitetura e os cenários delirantes das histórias em quadrinhos para criar sua arte psicodélica de cores e formas, onde a liberdade de traços e as possibilidades de interpretação de seus desenhos são muitas, assim como as inúmeras ideias que se proliferam na mente do criador antes de serem concebidas de forma concreta. Profissionalizou-se como ilustrador no departamento de arte do Jornal Zero Hora, mas, sempre inquieto por desenvolver novos caminhos, trabalha paralelamente com atividades como pintura, ilustrações para produtos, comerciais (incluindo criação de conceito para desenho animado), revistas e livros infantis, dentre os quais Deuses, heróis e monstros; Histórias do bruxo do Cosme Velho; Poesia fora da estante, 30 fábulas contemporâneas para crianças (Sérgio Capparelli, LP&M) e Poesia para crianças (Ricadro Silvestrim, Ática). Reconhecido por seu talento, participou de exposições de arte, coletivas, individuais e salões de desenho no Rio Grande do Sul, em São Paulo, Chile, México e na Espanha. Foi destaque no projeto CowParade Porto Alegre 2010. Eduardo Verderame Artista visual formado pela Universidade de São Paulo (1996) em 1996. Já participou de mais de 100 mostras individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Em seu trabalho pessoal, trata de temas como jogos e proposições interativas; a criação de universos imaginários ou simbólicos; a recriação de narrativas históricas e o conceito de códigos culturais. A partir de 2001, passou a desenvolver projetos de mostras e curadorias de modo independente, sendo muitas vezes o espaço
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI4Mzk=