Desvenda

307 306 abordagem cria novas leituras e coloca em contexto dados que chegam à população de maneira fragmentada pelos meios de comunicação. As ações diretas criam novas formas de manifestação em torno do tema. Para pensar e agir em uma realidade em constante transformação, permeada por transformações culturais de diversas escalas e sentidos, fazem-se necessárias novas estratégias. O coletivo associa o legado artístico de gerações que pensaram maneiras de interagir com o espaço urbano à histórica luta e resistência da cultura afro-brasileira. Seus integrantes são Achiles Luciano, André Montenegro, Cássio Martins, Cibele Lucena, Daniel Lima, Daniel Oliva, Eugênio Lima, Felipe Texeira, Felipe Brait, Fernando Alabê, Fernando Coster, Fernando Sato, João Nascimento, Julio Dojcsar, Maia Gongora, Majoí Gongora, Marina Novaes, Maurinete Lima, Pedro Guimarães, Roberta Estrela D’Alva e Will Robson. Gabriel Netto Nasceu em Porto Alegre/RS, em 1974. É bacharel em Artes Plásticas e mestre em Design e Tecnologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Vive no Rio de Janeiro, onde trabalha com arte, ensino e design gráfico. Sua pesquisa em arte estabelece bases em um tipo de desenho que investiga relações entre a marca e a agressividade do gesto, ora explosivo, ora contido por regras preestabelecidas, partituras para ações. Essa sistematização se desdobra em apropriações, instalações, vídeos e performances. Gil Vicente Nasceu em 1958, em Recife/PE, onde mora e trabalha. Entre 1972 e 1981, estudou na Escolinha de Arte do Recife e nos cursos livres da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Escola de Belas-Artes de Paris. Em 1975 recebeu o 1º Prêmio do Salão dos Novos, no Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, e em 1981 o Prêmio MEC/Funarte do Salão de Artes Plásticas de Pernambuco, no Museu do Estado. Realizou mostras individuais no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, no MAM da Bahia, no Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS) e no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam), Recife, de 1998 a 2000. Participou da Bienal do Mercosul em 2001, da Bienal de São Paulo em 2002 e 2010, e do Panorama da Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna (MAM), São Paulo/SP, e em Madrid, em 2007. Integrou também as mostras Blue Connection e Fragile Helden, em Frankfurt. Em 2014, participou da exposição Cães sem plumas, no Mamam, e também da mostra Iberê Camargo Século XXI, na Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre. Suas mostras individuais mais recentes foram “Estudos e rabiscos” (2012), no Museu Murillo La Greca, Recife; “Segunda parábola” (2013), na Quadrum Galeria, Belo Horizonte/MG. Em 2014, recebeu da Funarte o Prêmio de Artes Plásticas Marcantônio Vilaça – 7ª Edição, pelo qual doou a série “Inimigos” ao Mamam. Goto (Newton Rocha Filho) Artista, pesquisador, ativista cultural, curador e produtor. Nasceu em Curitiba/PR, em 1970. Atua com ênfase em arte experimental, contextual, relacional, circuitos, espaço público, cartografia participativa. É bacharel em Pintura (1994) e especialista em História da Arte no Século XX (2000) pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), e mestre em Linguagens Visuais (2004) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde 1992 propõe e participa de ações e exposições artísticas, individuais e coletivas, entre as quais: “MetaSplash” (2012),“Cidade vazia” (2011),“Coisa pública” (2011),“Descartógrafos” ( 2008-2012), junto ao coletivo de artistas E/Ou, “Desligare” (2006),“Contatos” (2002),“Intropop” (2000),“Ocupação” (1999-2000),“Arte para Salão” (1998-1999). Nas áreas de pesquisa, curadoria e produção realizou, através da EPA! Expansão Pública do Artista, entidade que coordena desde 2001, os projetos Circuitos Compartilhados (desde 2002), Rotação de culturas (2014, em parceria com a ACME –Associação Coletivo Madeirista), Galerias Subterrâneas (2008), Superagui (2003), Carasgráficos (2002), e Uôrk-Xók (2001). Tem textos sobre arte publicados no Brasil, EUA e Espanha. Graziela Salvatori Nasceu em Porto Alegre/RS em 1974. Reside em Lisboa, Portugal. Bacharel em Gravura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é mestranda em Museologia e Museografia na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, em Portugal. Por meio da gravura reproduz ladrilhos e azulejos em papel de lugares percorridos e vivenciados. Realiza intervenções urbanas pelas ruas que circula, através de colagens de gravuras de ladrilhos e azulejos em tapumes e

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