Desvenda
323 322 “Ensaios sobre o abandono: a ressurreição” (2014), Condomínio Cultural, São Paulo/SP. Tem trabalhos no acervo da Fundação Vera Chaves Barcellos e do MACRS. Suyan de Mattos Artista carioca, com pós-doutorado em Artes pela Universidad de Buenos Aires (UBA), Argentina, e doutorado em História da Arte pelo Instituto de Investigaciones Estéticas da Universidad Nacional Autonoma de México (UNAM). Realizou exposições individuais no Museu de Arte de Goiânia/GO, Museu de Arte de Blumenau/SC, Galeria da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG), Galeria da Casa da Cultura da América Latina (CAL/UnB), Projetos Atos Visuais e Prima Obra da Funarte, Brasília/DF. Participou de coletivas em vários estados brasileiros e em outros países, entre elas, a IX Bienal Nacional de Santos de Artes Visuais/SP; III Salão Nacional de Artes de Goiás; III Salão de Artes Plásticas de Brasília, 5º lugar e menção honrosa; II Salão de Artes Plásticas de Brasília, menção honrosa; II Bienal Nacional de Pintura, Pascual/México; II Bienal Nacional de Dibujo y Pintura, Orozco/México. Seus trabalhos integram a coleção do Museu de Cozumel, México; Galeria Homero Massena, Vitória/ES, e Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, Brasília/DF. Swami Silva A artista visual nascida em São Paulo/SP, em 1984. Desenvolve, desde 2005, uma produção plástica de ordem bastante multifacetada. São na sua maioria projetos de longa duração que têm como temática central investigações acerca das diferentes manifestações da identidade (esta expressada em diferentes aspectos da sociedade: ambientes de trabalho, em relação à história pessoal e coletiva, ou mesmo em relação à geografia). Originalmente do campo da fotografia, sua produção visual tem se expandido para a exploração de diferentes mídias e colaboração com outros artistas no desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares. No Brasil, a artista não só atuou em diversas exposições coletivas e individuais como também no desenvolvimento de projetos sócio-pedagógicos voltados para o ensino e a apreciação da arte dentro de instituições culturais como: Bienal do Mercosul e Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre. Formou-se bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fez mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas na Hochschule der Künste Bern (HKB, Berna, Suíça). Atualmente, trabalha e reside em Berlim,Alemanha, e se dedica a uma pesquisa sobre a importância da paisagem e suas representações no processo de formação da identidade cultural. Tais questões converteram-se não só no foco do seu trabalho artístico como também em tópico de sua atual pesquisa de doutorado. Taila Idzi Nascida em Novo Hamburgo/RS, em 1989, vive e trabalha em Porto Alegre desde 2010. Artista e arte educadora, licenciada (2012) e bacharel (2014) em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da mesma universidade, na linha de pesquisa de Ética, Alteridade e Linguagem na Educação, na qual participa do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos de Mídia, Educação e Subjetividade (Nemes). Na área da Educação, interessa-lhe pesquisar as interações da criança com a arte contemporânea no que diz respeito às leituras e produções infantis. Em sua prática artística, utiliza as linguagens do desenho, da gravura em metal, da serigrafia e da cerâmica, por meio das quais busca tratar de sonhos, memórias e situações cotidianas, utilizando o que chama de metáforas do corpo, como “fazer das tripas coração” ou “de cortar coração”, tendo quase sempre presente o uso da palavra, na forma de versos que se inscrevem na gravura em metal, ou de objetos. Talitha Bueno Motter Nasceu em Porto Alegre/RS, em 1986. É mestre em Artes Visuais (2015) pelo Programa de Pós- graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), bacharel em Artes Visuais (2012) e em Física (2007) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Como artista visual, participou das exposições coletivas “Desvenda” (2011), SPA das Artes, Recife/PE, e no Espaço Maurício Rosenblatt, Porto Alegre/RS; “Gravura no IA – Exposição” (2010), Espaço Ado Malagoli, Porto Alegre/RS; e “Água” (2009), Galeria do DMAE, Porto Alegre/RS. Entre 2010 e 2011, integrou o coletivo de gravura Rizoma. Atualmente, atua como historiadora e crítica de arte, sendo também editora da revista Arte ConTexto e curadora da plataforma Aura.
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