educaSesc

ENTREVISTA MANUEL SARMENTO Educador português que pesquisa a participação da criança e do jovem nos processos de decisões de políticas públicas participou do 4º Fórum Sesc de Educação, em agosto 4 ENGAJAMENTO E APRENDIZADO ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES PARA A SUSTENTABILIDADE A experiência do Grupo de Facilitadores Ambientais do Sesc/RS 40 HIPERATIVIDADE INFANTIL: ESSE SINTOMA PERTENCE ÀS CRIANÇAS? Psicólogo José Reanato Carlan reflete sobre as implicações do diagnóstico de TDAH 13 ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É O TEMA DE “TUDO QUE A GENTE COME É PLANTADO?” Relato de experiência realizada na Escola de Educação Infantil do Sesc/RS, em Alegrete 15 ASSEMBLEIAS ESCOLARES PROMOVEM A CIDADANIA NO PROJETO DE HABILIDADES DE ESTUDOS 11 SUMÁRIO O JOGO E A BRINCADEIRA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM As influência das atividades lúdicas no desenvolvimento da criança 18 MONSTRUOSIDADES Atividade escolar levou as crianças à reflexão sobre assuntos delicados de maneira lúdica 23 TRAJETÓRIAS CORPORAIS Experiências sobre o corpo e o movimento nos espaços educativos do Sesc/RS 33 PATERNIDADE E SUA FUNÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO NA PRÉ-ESCOLA Relato permite compreender as expectativas direcionadas à figura paterna – ou de um terceiro que cumpre essa função simbólica –, que vêm se inserindo de forma ainda tímida ao convívio escolar dos filhos 29 O CINEMA DESCOBRE O PÚBLICO MADURO 36

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI4Mzk=