educaSesc#4

47 EDUCA SESC 2020 educação pode ser entendida “como um campo de conhecimento empírico-conceitual aberto a diferentes enfoques epistêmicos. [...] capaz de problematizar”e refletir sobre o mundo a partir de diferentes enfoques. Em geral, todas as cidades compartilharam seus processos por fotografias, que passaram por uma comissão de curadoria formada por colaboradores do Sesc, na qual foram escolhidas fotos representativas que formaram um catálogo. Para agirem com vistas à artistagem, os participantes estudaram não somente as histórias oficiais registradas nos livros, mas também conversaram com moradores das cidades e relembraram lendas e mitos urbanos. Munidos de inspirações advindas de diferentes materiais cada grupo optou por desenvolver um trabalho a partir de uma linguagem artística (audiovisual e videoclipes, mostras de danças e teatro, músicas e poemas). O projeto, por fim, fomentou o sentimento de protagonismo social e incentivou os envolvidos a criarem convites contra a alienação e a invisibilidade que mecaniza nosso olhar ao longo do tempo (SACCOMANI, 2016). É imprescindível que os munícipes conheçam mais sobre o lugar em que vivem, entendam suas histórias e peculiaridades, e também possam“transver” (BARROS, 2018) esses espaços como um turista que visita pela primeira vez e descobre, por curiosidade, novos lugares. CONSIDERAÇÕES FINAIS Entende-se que a experiência e o diálogo com habilidades do conhecimento das artes contribuíram para o desenvolvimento cognitivo- corporal-social dos participantes que, através de um exercício coletivo, elaboraram diferentes olhares sobre o lugar onde vivem. Nesse sentido, a experiência de “artistar”pela cidade trouxe-lhes maior conexão com o território, incentivando-os a corporificarem, poetizarem, musicalizarem suas experiências e histórias com a cidade. A consolidação do trabalho deu-se durante o evento estadual, momento em que todas as práticas realizadas no Estado foram compartilhadas no palco, resultando na criação de um catálogo de fotos que pode ser acessado no site do Sesc/RS. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2012. BARROS, Manoel de. Memórias inventadas. 1ª ed. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2018. BOSI, Alfredo. Reflexões sobre arte. 7ª ed. Série Fundamentos. São Paulo: Ática, 2000. CAPUCHO, Maria Filomena. Sobre línguas e culturas. Veredas, Revista de Estudos Linguísticos. V.10. n.1 e 2, 2006. CORAZZA, Sandra Mara. Artistagens: filosofia da diferença e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Trad. Izabel Magalhães. Brasília: editora UnB, 2001. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1984 HALL, Stuart. A identidade cultural da pós- modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana (Orgs.). Pistas do método da cartografia:pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015. PESAVENTO, Sandra J. O imaginário da cidade: visões literárias do urbano – Paris, Rio de Janeiro, Porto Alegre. 2. ed. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002. A arte tem o poder de integração e mobilização social sendo possível conectar-se a si, dar vez ao novo e ir além. SACCOMANI, Maria Cláudia da Silva. A criatividade na arte e na educação escolar: uma contribuição à pedagogia histórico-crítica à luz de Georg Lukács e Lev Vigotski. Campinas, SP: Autores Associados, 2016. SILVA, Everson Melquiades Araújo. A experiência de ser e tornar-se arte/educador: um Estudo sobre História de Vida, Formação e Identidade. Jaboatão dos Guararapes, PE: SESC, 2015. DIEWERSON NASCIMENTO é mestrando Profissional em Educação e Licenciado em Teatro (UERGS). Atua como arte-educador nos projetos educativos do Sesc-RS. E-mail: draymundo@sesc-rs.com.br . ELIANI SCHNEIDER DA ROSA é Bacharel em Ciências Contábeis (UNOPAR) e colaboradora TSI Sesc-RS. E-mail: erosa@sesc-rs.com.br . ISMAEL SEBBEN é graduado do Curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul; professor no Colégio Sagrado Coração de Jesus de Bento Gonçalves-RS; escritor e colaborador TSI Sesc-RS. E-mail: isebben@sesc-rs.com.br . JÉSSICA FINGER é educadora Física, especialista em Dança (UFRGS) colaboradora TSI Sesc-RS. E-mail: jfinger@sesc-rs.com.br. MICHELE BITTENCOURT DA SILVEIRA é mestre em Saúde e Desenvolvimento Humano (UNILASALLE) Coordenadora TSI Sesc-RS. E-mail: mbsilveira@sesc-rs.com.br .

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