revista Sesc Arte e Educação

artes na educação infantil Escute o artigo Revista Sesc de Arte Educação 20 21 ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇOS E INTERAÇÕES NATURAIS PARA BRINCAR E CRIAR A configuração do espaço da escola para além dos corredores e paredes internas necessita considerar também os limites externos da sala de referência. Em um primeiro entendimento, o termo “organização de um espaço” pode induzir a uma perspectiva de tentar estabelecer uma ordem e harmonia entre elementos distintos. N o entanto, é importante am- pliarmos o conceito de espaço na educação infantil compre- endendo as diferentes dimensões que o compõem. De acordo com Maria da Graça Souza Horn (2004), é fundamental que haja interação da criança e construção de significações subjetivas a partir das intencionali- dades estabelecidas. Em outras pa- lavras, a organização criteriosa do “para tudo há um lugar” pode enges- sar uma atuação mais exploratória da criança, que pode se sentir intimida- da em desfazer a ordem organizada. Nesse sentido, pensar a organização de um espaço no âmbito educativo da pluralidade das infâncias exige também uma aproximação com a re- lação estética e também com as inten- cionalidades. O espaço não pode ser docilizador dos corpos e aprisioná- -los. Pelo contrário, deve ser genero- so a tal ponto de estar aberto a uma expansão do tempo e das possibili- dades de interação. O Sesquinho Ijuí, pensando num modo diferente de or- ganizar uma sessão de aprendizagem que instigasse as crianças a pesqui- sar sobre diferentes sementes, proje- tou no pátio externo alguns convites para brincar. E spaços que convidam à investigação, à pesquisa e à experimentação de jeitos diferentes de desenhar e pintar. Conforme o Sesquinho Santa Rosa evidencia na organização de um espaço criativo, folhas selecionadas, suportes de papelão, cola, galhos e sementes provocam as crianças a encontrar um modo de se relacionarem intimamente com esses materiais. A intencionalidade do educador contribui para que a atitude investigativa da criança seja realizada em sua plenitude.

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