revista Sesc Arte e Educação
23 Revista Sesc de Arte Educação artes na educação infantil 22 Segundo Edith Derdyk (2015, p. 27), tanto o ato de criar quanto o de co- nhecer possuem coisas em comum, pois “[...] ambos suscitam a capacida- de de compreender, relacionar, orde- nar, configurar, significar. Na busca do conhecimento reside a profunda mo- tivação humana para criar. O homem cria porque necessita existencialmen- te”. A criança, por sua vez, ao brincar e desenhar, age de um modo criador e manifesta sua necessidade de co- municação e expressão. No entanto, é preciso dar atenção para o modo como os educadores têm organizado espaços e experiências que colocam o desenho, por exemplo, como uma ação de produção de pensamento e conhecimento sobre o mundo. Como a própria Derdyk nos convida, é pre- ciso irmos além do papel e do marca- dor, pois desenhar é algo que envolve o corpo todo. Na fotografia abaixo, feita pelo Sesquinho Lajeado, é pos- sível percebermos o momento em que uma criança exercita a produção de grafismos efêmeros utilizando pétalas de flores para demarcar um caminho que liga o escorregador ao balanço; uma linha móvel que além de cor e forma, também tinha cheiro. A seleção de materiais proposta pela Sesquinho Tramandaí possibilita que a criança pesquise as diferentes co- res dos materiais coletados a partir da pesquisa sensório-explorativa de raspar as folhas e observar o que sai em forma de pigmento no papel, compondo um desenho efêmero e que também leva à possibilidade de comparação com as cores e com os materiais convencionalmente utiliza- dos na sala para colorir (lápis de cor, hidrocor, giz de cera etc).
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