revista Sesc Arte e Educação

artes na educação infantil Escute o artigo Revista Sesc de Arte Educação 24 25 O Sesquinho Santo Ângelo, a partir de uma proposta de observação dos fenômenos naturais que acompanham a germi- nação de uma batata-doce imersa em água, convidou as crianças para que, através do desenho, buscassem evidenciar as principais mudanças que estavam acontecendo nesse ex- perimento. Martina experimenta o desenho enquanto uma vivência cria- tiva que se mescla a um registro por meio da ilustração que nos auxilia a compreender melhor os pontos ob- servados por ela. Da mesma forma, o Sesquinho Santa Maria nos faz pen- sar sobre a importância de provocar- mos experiências de plantio, de mão na terra e de cuidado, experimentan- do novos sabores e compreendendo quanto todos estamos interligados enquanto ecossistema. Segundo Derdyk (2015, p. 59, grifo nosso), “a criança vive a inventar explicações, hipóteses e teorias para compreender a realidade. O mundo para criança é continuamente reinventado. Ela reconstrói [pelo desenho] suas hipóteses e desenvolve sua capacidade intelectiva e projetiva”. O DESENHO É UMA ATITUDE INTELIGENTE. Para ampliar as possibilidades de comparação das tonalidades e jeitos de desenhar, um bom caminho pode ser o da produção de pigmentos naturais e de construção de pincéis com materiais coletados, como nos exemplificam o Sesquinho Tramandaí e Ijuí.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI4Mzk=