revista Sesc Arte e Educação

27 Revista Sesc de Arte Educação artes na educação infantil 26 Os galhos são transformados em brinquedos: os bonecos criados pe- las crianças do Sesquinho Navegan- tes (Porto Alegre) e Ijuí com o apoio de suas famílias. Esses personagens nascem a partir de uma interessante relação de enrolar e amarrar retalhos de linhas – a linha maleável dos fios de lãs abraçam as linhas rígidas com que os galhos de árvores são cons- tituídos. Na natureza, encontramos uma infinidade de cores, de aromas e de sabores, elementos que são um tesouro a explorar, uma imensidão para investigar, onde olhares atentos e muita curiosidade permeiam uma relação de vida. Folhas reunidas a partir do imaginá- rio infantil se tornam pontes, escadas ou mesmo tetos de cabanas, confor- me partilhado pelo Sesquinho Santa- na do Livramento. Sobre a relação de criação que o es- paço natural suscita nos corpos in- fantis, a educadora Amanda Mujica, do Sesquinho Bagé, compõe um po- ema que fala sobre as aprendizagens geradas pela relação com diferentes materiais na educação infantil. REFERÊNCIAS BARROS, Manoel. Memórias inventadas. 1ª ed. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2018. BARROS, Maria Isabel Armando de (Org.). Desemparedamento da infância: a escola como lugar de encontro com a natureza. 2ª ed. Rio de Janeiro: Instituto Alana/Criança e Natureza, Julho de 2018. GOBBI, Marcia Aparecida. Crianças, fotografias, derivas In CUNHA, Susana Rangel Vieira da. CARVALHO, Rodrigo Saballade. Arte contemporânea e Educação Infantil: crianças observando, descobrindo e criando. 1ª ed. Porto Alegre: Mediação. P.89-102. DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. 5ª ed. Porto Alegre: Zouk, 2015. HOLM, Anna Marie. Eco-artecom crianças. 2ª ed. Tradução de Felipe Bevilacqua Santos Romano. São Paulo: Ateliê Carambola/AVForm, 2017. HORN, Maria da Graça Souza. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004. KAMBEBA, Márcia Wayna. Sabres da Floresta. São Paulo: Jandaíara, 2020. PIORSKY, Gandhy. Brinquedos do chão: a natureza, o imaginário e o brincar. São Paulo: Peirópolis, 2016. TUBENCHLAK, Diana. Arte com bebês. São Paulo: Panda Books, 2020. WAJSKOP, Gisela. Brincar na Educação Infantil: uma história que se repete.9ª ed. Coleção: questões de nossa época, nº 34. São Paulo: Cortez, 2012. CRIAR E INVENTAR NOVOS ENREDOS Cada coisa que invento, eu me permito Cada coisa que transformo, vira única Cada detalhe mexido, vira emoção As coisas fluem com o coração A criança é assim... Pura vivacidade no olhar No dizer No pensar No experenciar Tudo é de se emocionar Tudo é de se apaixonar As poéticas da infância falam E vai muito além das materialidades O que se vivencia Nunca mais se esquece Cada coisa que se inventa jamais perece. (Amanda Mujica – SESQUINHO BAGÉ)

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