revista Sesc Arte e Educação

artes na educação infantil Escute o artigo Revista Sesc de Arte Educação 4 5 O Sesc/RS acredita na realização de ações educativas em arte que dialoguem tanto com espaços formais quanto não formais na proposição de experiências criativas que sejam reflexivas, produzam pensamentos críticos e afirmações sobre as relações estabelecidas entre Educação, Território e Vida. Nesse sentido, esta primeira edição da Revista Sesc de Arte Educação oportuniza um espaço necessário e aberto à produção de novos diálogos entre educadores, artistas e pessoas interessadas nos diferentes saberes que se entre cruzam no campo da Arte Educação. Ao reunirem em um único espaço discussões sobre obras de arte contemporâneas, diálogos com artistas e relatos de experiências produzidos por pessoas que fruem, vivenciam e pesquisam arte em seu cotidiano, a instituição vislumbra a promoção de uma educação mais dialógica, participativa e respeitosa às diversidades de culturas. Logo, as ações educativas compartilhadas nesta revista refletem uma abordagem de ensino e aprendizagem que opta por “fazer com” as pessoas e não mais “fazer para” elas. Essa atitude colabora na efetivação de um modo de olhar, pensar, sentir e criar coletivamente junto das crianças, jovens e/ou idosos entendendo os diferentes tempos, espaços e contextos necessários para que haja o aprofundamento com as linguagens artísticas em diferentes faixas etárias. A temática ARTE e NATUREZA: convites para transver o mundo nos força a perceber além do óbvio e tangível ao olhar. Nos convida ao mergulho em experiências de profundidade tanto nas investigações quanto na produção de conhecimento; reforça a inseparabilidade da humanidade e natureza, o que também nos possibilita refletir sobre os impactos gerados pela ação/intervenção humana no ambiente natural. Conscientização ambiental é uma das preocupações que permeiam o espaço escolar. Esperamos que a revista possa ser reconhecida como um elemento de mediação que chama para o estudo e reflexão, inspira ao apresentar práticas que convidam ao diálogo com obras artísticas contemporâneas advindas de diferentes áreas. No eixo Educação Infantil , educadoras das 18 Escolas da Rede Sesc trazem a preocupação de oportunizar vivências com as crianças que aproximem a natureza enquanto temática que permeia a organização dos espaços da escola, a sensibilização de novas materialidades, texturas, cores, cheiros e sons – impulsionando o entendimento sobre a durabilidade e o ciclo de vida das coisas que estão no mundo. Já no eixo Ensino Fundamental, as relações que permearam as experiências compartilhadas foram a conscientização corporal, o cuidado de si e a promoção de experiências coletivas que incentivem o respeito e o diálogo com diferentes culturas que apoiem o desenvolvimento do ser humano, visando a melhor compreensão de si mesmo, do mundo, de suas potencialidades, do contexto em que vive, de sua capacidade de realizar escolhas e de colaborar para a sociedade. No eixo Ações educativas em espaços não formais , o território assume uma preocupação importante na promoção de uma educação emancipatória e cidadã tanto no projeto Criar Sesc quanto nas ações com idosos do Programa Sesc Maturidade Ativa. No eixo Diálogos com artistas , Xadalu Tupã Jekupé, a partir de fragmentos de sua exposição “Fauna Guarani”, nos convida a nos aproximarmos da cultura indígena Guarani Mbyá e conhecermos outros modos de viver e pensar o mundo. Ao final, temos alguns relatos de experiência de educadores convidados sobre práticas musicais, dançante e teatrais. Esperamos que nas próximas edições outras pessoas se sintam convidadas a também colaborarem com esse trabalho que está apenas dando seus primeiros passos na promoção de diálogos interdisciplinares em Arte Educação. APRESENTAÇÃO

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