Revista Sesc Arte e Educação 2022
10 Revista Sesc de Arte Educação vol.2 2022 EDUCAÇÃO INFANTIL PARA ALÉM DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS INSTITUCIONAIS, EXISTEM AQUELES QUE NASCEM DA CURIOSIDADE DAS CRIANÇAS. Brinquedos de chão Ágda Souza Santana Graduada em Pedagogia, com especializações em Supervisão e Inspeção Escolar e Educação Especial Inclusiva, professora da Educação Infantil no Colégio Sesc Montes Claros/MG Tema da aula/projeto: O Projeto “Brinquedos de chão”, teve como inspiração o trabalho do pesquisador Gandhy Piorski (2016) em relação à natureza, o imaginário e o brincar. A proposta de brincar com os elementos da natureza, segundo o autor instiga o senso criativo e imagi- nário das crianças através das cores, formatos e texturas obtidas a partir dos elementos naturais e da relação que se estabelece com eles. A natu- reza oferece potencialidades através desse contato e a expressão artística das crianças é manifestação da ri- queza desse imaginário no seu brin- car (GANDHY, 2016). Faixa etária do grupo participante: 4 e 5 anos. Cidade em que ocorreu a experiência: Montes Claros/MG Período: 2019 Objetivo geral: Reconhecer, distinguir, explorar e empregar diferentes formas de expressão artística em criações in- dividuais ou coletivas, fazendo uso sustentável de materiais, suportes, objetos e técnicas convencionais e não convencionais, como compo- nentes fundamentais para ampliar as experiências artísticas e o seu repertório imagético nas produções em contexto. Objetivos específicos: Interagir com produtos e proces- sos de produção das demais crianças em benefício de seu próprio percurso criativo, expressar-se livremente por meio de desenho ou pintura, interagir com o meio ambiente demonstrando atitudes de investigação, respeito e preservação. Materiais e recursos necessários: Elementos da natureza como fo- lhas, flores, gravetos, sementes, pe- dras, cascas de árvore, conchas, pe- dra toá, carvão, argila, tintas naturais, suportes de papel, molduras, esteira de palha, prancheta, pincel, cola, al- godão cru, barbante, canetinhas, sala ampla sem móveis, chão da escola. Detalhamento da ação: Para além dos projetos pedagó- gicos institucionais, existem aque- les que nascem da curiosidade das crianças. E foi assim que surgiu o projeto “Brinquedos de chão”, no chão da nossa escola. Numa ven- tania de início de outono, os galhos das árvores balançaram e uma cena simples na sua essência proporcio- nou um momento mágico para as crianças, foi como se estivéssemos sob uma chuva de folhas, o que des- pertou a curiosidade delas e o encan- tamento percebido através dos ges- tos, olhares e sorrisos. A cada visita ao quintal da escola, a conexão das crianças com os elementos da natu- reza permanecia ilustrado em suas brincadeiras. A natureza traz uma infinidade de possibilidades para a criança deixar fluir a imaginação. No próprio chão do quintal a arte se evi- denciou espontaneamente, através de desenhos efêmeros feitos com folhas, gravetos e sementes encon- trados ali nos dias que se seguiram. O percurso de investigação da turma foi além e teve desdobramentos atra- vés de outros contextos organizados pela professora para experimentação envolvendo cores e texturas. Essas cores e texturas foram extraídas de elementos naturais como café, aça- frão, urucum/colorau, terra, argila, beterraba, possibilitando pinturas ge- nuínas a partir desses tesouros que a Escute o artigo
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