Revista Sesc Arte e Educação 2022

13 Revista Sesc de Arte Educação vol.2 2022 EDUCAÇÃO INFANTIL ses, observações e manuseio dos ma- teriais tecnológicos. Considerações finais: A experiência com as narrativas di- gitais, tambémproporcionou aprendi- zado a professora, que consequente- mente teve que pesquisar, selecionar, ferramentas a qual não possuía co- nhecimento, possibilitando assim, desenvolver novas habilidades. Telma Weiz (2000) nos fala que, o professor precisa compreender o caminho de aprendizagem que o aluno está per- correndo, identificar as informações e as atividades que permitam a ele avançar do patamar de conhecimen- to que já conquistou. Ser professor é permanecer constantemente embus- ca de novas aprendizagens para me- lhorar sua prática, e refletir sobre os processos de aprendizagens. Nessa experiência, as crianças produziram narrativas que podem ser acessadas no QR code. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SESC. Proposta Pedagógica Educação Infantil. Rio de Janeiro: Departamento Nacional Sesc, 2015. WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000. ESTE CONTEXTO DE APRENDIZAGEM AJUDOU AS CRIANÇAS A PESQUISAREM INFORMAÇÕES PROPORCIONANDO UMA MAIOR INTERAÇÃO, FAVORECENDO UMA APROXIMAÇÃO COM AS PRÁTICAS CIENTÍFICAS ATRAVÉS DOS SEUS INTERESSES, OBSERVAÇÕES E MANUSEIO DOS MATERIAIS TECNOLÓGICOS. mentas como: o computador, retro- projetor, scanner, aplicativos, celula- res, que ajudaram os desenhos a se mexerem e a projeção das imagens em tamanhos diversos. Desenhar é uma proposta que possibilita a criança desenvolver habilidades de forma criativa, ampliando o modo de olhar os detalhes da vida. O proces- so de criação artística, para a criança pressupõe conhecer e experimentar a Arte, e não se restringir a decifrar códigos em um dado sistema. Im- plica relacionar-se sensivelmente com suas manifestações, podendo expressar-se ao fruir Arte ou produ- zir nas diferentes linguagens (SESC, 2015). A tecnologia faz parte da vida das crianças desde muito pequenas. O uso da tecnologia na escola vem- para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, tornando-se material pedagógico no cotidiano das crianças. Realizamos propostas utilizando diversos instrumentos: Webcam, Scanner, Celular, Impressora, Com- putador e Softwares. Construímos enredo, personagens, sons (efeitos sonoros e as falas dos persona- gens). Produzimos filmes, tivemos a oportunidade de redesenhar, ampliar, diminuir, mudar a cor/textura dos de- senhos. Segundo a Proposta Pedagó- gica do Sesc (2015, p.164) ao aprender a mexer nesses materiais, as crianças não só ampliam suas possibilidades de atuação no ambiente, como vão compreendendo seu funcionamento e identificando as situações em que o uso de instrumentos pode facilitar suas ações. Este contexto de apren- dizagem ajudou as crianças a pesqui- sarem informações proporcionando uma maior interação, favorecendo uma aproximação com as práticas científicas através dos seus interes- Acesse o QR Code para conhecer as narrativas digitais produzidas

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI4Mzk=