Revista Sesc Arte e Educação 2022

29 Revista Sesc de Arte Educação vol.2 2022 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS meio de seus colegas, analisando tudo isso chego a ter uma certeza, que pelo menos, por agora, minha vida começou novamente”; “aqui deixamos os nossos problemas de lado”; “vocês conseguem melhorar a semana toda”; “nunca pensei que faria um trabalho tão importante”. O protagonismo dos alunos no Projeto Integrador reafirma a reo- rientação de perspectivas de vida, já que “[...] a potência das palavras e do poder/dever dizê-las permeia as relações sociais e define o lugar dos corpos no espaço” (WAYHS; DOR- NELES, 2021, p. 248). Não se sentir importante antes da EJA – EAD e, agora, fazer parte de um projeto que não imaginavam realizar antes do in- gresso no curso, demostra a ressig- nificação do sujeito aluno na relação com o seu próprio mundo. Percebemos o desenvolvimento contínuo das competências estabe- lecidas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), especial- mente no que se refere à valorização do repertório cultural e do contexto do aluno; o exercício constante da curiosidade intelectual e o aprofun- damento no processo de argumen- tação, a partir de um trabalho com as diferentes linguagens. Tudo isso, relacionado à imersão no autoco- nhecimento e nos aspectos direcio- nados às relações interpessoais. Um novo horizonte despontou para os discentes, o que demostram aula após aula, e o que deixaram explícito no envolvimento e na apre- sentação das personalidades locais no projeto Biografias. O momento 1 O Diário de bordo é um recurso disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem do SESC EJA-EAD, utilizado nos componentes curriculares presenciais para relatar experiências de ensino-aprendiza- gem, promovendo a conexão do ensino presencial com o ensino à distância. Trata-se de uma ferra- menta que possibilita o registro de vivências e reflexões acerca das ações pedagógicas. PARAFRASEANDO HUMBERTO GESSINGER, E EMBARALHANDO UM POUCO AS LETRAS DE SUA COMPOSIÇÃO, ESSA EXPERIÊNCIA NA EJA DO SESC/RS MATERIALIZA A IDEIA DE QUE "SOMOS OS SONHOS QUE PODEMOS TER." das entrevistas coletivas com os convidados também evidenciou uma mudança significativa. Aqueles alunos calados das primeiras aulas, enfim, se lançaram para novos voos. Permitiram-se falar, expor pensa- mentos de forma crítica, organizar perguntas com clareza e objetivida- de, interagir sem medo. A vivência no processo de inicia- ção científica reafirma o que nos aponta Freire (1996, p.32), “Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino [...] Pesquiso para cons- tatar, constatando, intervenho, in- tervindo educo e me educo [...]”. De pessoas que não se consideravam importantes por não terem finaliza- do o ensino no tempo considerado regular, percebemos as transfor- mações constantes na auto identi- ficação como investigadores, pes- quisadores, sujeitos na história das suas vidas. Parafraseando Humber- to Gessinger, e embaralhando um pouco as letras de sua composição, essa experiência na EJA do Sesc/RS materializa a ideia de que “somos os sonhos que podemos ter.” Despertar a capacidade de desejar, de sonhar, de querer ir além, esse é o nosso pa- pel na docência. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. CARINO, Jonaedson. A biografia e sua instrumentalidade educativa In Revista Educação & Sociedade [online], V. 20, N. 67. São Paulo: Cedes, 1999. P.153-181. Disponível em: https://bit.ly/3q4MLAz. Acesso em: 02 de agosto de 2022. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996. SOUZA, Antonio Escandiel de. Cartas de mala-direta: uma proposta de oficina de leitura via pesquisa-ação. Cruz Alta: Editora Centro Gráfico UNICRUZ, 2002. TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira In Revista Educação e Pesquisa [online]. V.31, N.3. São Paulo: Scielo, 2005. P.443-466. Disponível em: https://bit.ly/3wTIGTL Acesso em: 02 de agosto de 2022. WAYHS, Mariana de Oliveira & DORNELES, Elizabeth Fontoura (2021). A língua que a escola comeu In Revista Contexto & Educação [online]. V.36. N.113. Unijuí: PPEC UNIJUÍ. Disponível em: https://bit.y/3Rk2ckA. Acesso em: 02 de agosto de 2022.

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