Revista Sesc Arte e Educação 2022
30 Revista Sesc de Arte Educação vol.2 2022 EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS Cláudia Hensel Graduada em Pedagogia, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), pós-graduada em Moderna Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC- RS), especialização em Kids Coaching, Instituto de Crescimento Infanto Juvenil (ICIJ), supervisora pedagógica – Sesc Farroupilha e Sesc Bento Gonçalves. Rosana Oroski Graduada no curso de Pedagogia, pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), instrutora pedagógica Projeto Criar Sesc em Farroupilha. Linguagem artística ou tema: Cultura local e Patrimônio cultural Cidade em que ocorreu a experiência: Farroupilha/Rio Grande do Sul. Período : abril a junho de 2022. Objetivo-geral: Reconhecer e sentir-se perten- cente ao território local e entendê-lo como um espaço formativo. Objetivos específicos: Reconhecer os espaços como potenciais educativos; sentir-se per- tencente ao território, através do conhecimento da cultura local; com- preender por meio das práticas inter- disciplinares, os saberes entrelaça- dos entre Arte, Cultura e Educação. Detalhamento da ação: O presente relato de experiência constitui-se de práticas desenvolvi- das no Projeto CRIAR, da Unidade do Sesc Farroupilha, localizada na região serrana do Rio Grande do Sul, conhe- cida como berço da imigração italiana e que tem como fomento de sua cul- tura, eventos e setores que integram e envolvem a comunidade, explorando sua característica marcante que é a miscigenação de etnias. A articulação entre os espaços difusores da arte, das atividades culturais, patrimônios públicos e eventos locais da cidade, proporciona uma aproximação de po- tenciais universos educativos, desper- tando nas crianças o sentimento de pertencimento, através de suas vivên- cias, experienciando as mais variadas formas de saberes entrelaçados entre arte, cultura e educação. O projeto Multi Artes surge das brincadeiras na sala de referência do Reconhecer-se: a cidade como espaço formativo e a cultura local Escute o artigo
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI4Mzk=