Revista Sesc Arte e Educação 2022

A ARTICULAÇÃO ENTRE OS ESPAÇOS DIFUSORES DA ARTE, DAS ATIVIDADES CULTURAIS, PATRIMÔNIOS PÚBLICOS E EVENTOS LOCAIS DA CIDADE, PROPORCIONA UMA APROXIMAÇÃO DE POTENCIAIS UNIVERSOS EDUCATIVOS CRIAR. A intencionalidade de gerar dividendos que pudessem ser palpá- veis e a curiosidade em saber como o ‘mundo adulto dos negócios’ funcio- nava, colocou a turma explorar seus potenciais e exercitar na sala algu- mas situações vividas socialmente. A partir da inventividade das crian- ças os desenhos produzidos viraram “moeda de troca” e com o amadure- cer de suas experiências apoiadas em o jogos teatrais, as estruturas físicas da sala foram se modifican- do até formar uma loja. Inicialmente começaram trocando seus trabalhos com os colegas e logo em seguida, passaram a expandir as negociações para a comunidade próxima, propon- do um valor espontâneo e simbólico para venda das produções. Afinal é justamente por meio das interações entres os pares e “[...] pelo ato de brincar as crianças se expressam, compreendem o mundo e dão signi- ficado a ele” (SESC, 2021. P.11). Aproximamos as crianças da his- tória e narrativas que compõem o território local de Farroupilha, reco- nhecendo a cidade como educado- ra, a qual também é um espaço de 31 Revista Sesc de Arte Educação vol.2 2022 EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS

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