Revista Sesc Arte e Educação 2022
convivência, liberdade, comunicação e integração entre diferentes cultu- ras. O autores Saquet e Silva (2008, p. 14) afirmam que “O território não se apresenta como forma definitiva e organizada do espaço, porém, há sinais que permitem acreditar que o território corresponde ao palco onde se realizam as atividades criadas a partir da herança cultural do povo que o ocupa [...]”. Fato que nos pro- voca a pensar que é necessário ter esse olhar que observa o território local, como aquisição dos conhe- cimentos das heranças culturais e desenvolvimento de aprendizagens que por sua vez rendem em inter-re- lações promotoras de novos olhares, formas de fazer e conhecer. Dessa forma, em contato com a Casa de Cultura local, aguçamos os sentidos através do olhar atento às exposi- ções de arte e da escuta ativa com intencionalidade de observação. O despertar da curiosidade das crian- ças aos processos artísticos em di- ferentes linguagens foi um destaque dessa aproximação com a cidade. A partir da fruição das obras expostas, exercitamos maneiras de ler as ima- gens e ressignificá-las a partir do olhar das crianças, surgiram ques- tionamentos referentes às obras, muitas inquietações e descobertas que aguçaram a criatividade e von- tade das crianças criarem também suas produções artísticas. Essa ex- periência fortaleceu a compreensão sobre as interações da arte na vida e vice-versa, compreendendo os aspectos culturais da cidade e as possibilidades de articulações entre Cultura e Educação. Passamos a facilitar experiências e visitações a outros locais que as- sim como a Casa de Cultura, estimu- lassem e proporcionassem outras formas de contato com a diversidade artística e cultural de Farroupilha, en- riquecendo ainda mais o repertório imagético, musical e corporal das crianças. Alguns desses espaços/ vivências foram a Biblioteca Pública Municipal durante uma exposição de poesias; a Estação Férrea Nova Vicenza e sua importância para a emancipação do município; o teatro “Faísca da água”, no Encontro das Tradições Italianas (ENTRAI), que re- úne gastronomia, arte, cultura, teatro, músicas e exposições das tradições italianas no interior da cidade. Conforme afirma o professor e filósofo Larrosa (2019, p. 18), “[...] a experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca. Não o que se passa, não o que acontece, ou o que toca.” Por isso, em nossa oportunidade como instrutora pe- dagógica e supervisora do Projeto CRIAR, buscamos que as experi- ências do fazer pedagógico, da re- alização pessoal comunicada nas falas das crianças, aprendizagens conquistadas transversalmente com o território formativo e a cultura lo- cal, permaneçam com as crianças durante seu desenvolvimento social como cidadãos. Esses momentos de pesquisas junto das crianças são únicos e riquíssimos de conhecimen- to para a nossa trajetória profissio- nal como docentes, nos instigando a qualificarmos constantemente nos- sos olhares e escutas daquilo que as crianças generosamente com- partilham conosco através de seus relatos e vivências cotidianamente. Nesse sentido, desejamos agir numa docência mais integradora dos espa- ços em que estamos inseridos, onde o sentir-se e reconhecer-se realmen- te faça sentido. Considerações finais: O projeto Multi Artes evidenciou os saberes entrelaçados entreaArte, Cul- tura e Educação por intermédio das vi- sitações aos patrimônios históricos e culturais do município. À medida que as crianças desenvolviam suas pro- duções artísticas e também organi- zavam a exposição de seus trabalhos, elas reconheciam o potencial do terri- tório local como uma ação educativa e transformadora. Esse processo de ensino-aprendizagem é constante- mente retroalimentado pelas crianças que nos tocam, pelos conhecimentos compartilhados, pelos afetos diários e marcas deixadas na bagagemcultural do coletivo. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. 1ª ed. 4ª reimp. Coleção Educação: experiência e sentido. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. SAQUET, M. A.; SILVA, S. S. Milton Santos: concepções de geografia, espaço e território In Revista Geo UERJ [online], V.2, N.18. Rio de Janeiro: UERJ, 2008. P.24- 42. Disponível em: https://bit.ly/3cGlD83. Acesso em: 30/07/2022. SESC. Proposta educativa do Projeto Criar SESC. Rio de Janeiro: Departamento Nacional, 2021. A PARTIR DA FRUIÇÃO DAS OBRAS EXPOSTAS, EXERCITAMOS MANEIRAS DE LER AS IMAGENS E RESSIGNIFICÁ-LAS A PARTIR DO OLHAR DAS CRIANÇAS 32 Revista Sesc de Arte Educação vol.2 2022 EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS
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