Revista Sesc Arte e Educação 2022
33 Revista Sesc de Arte Educação vol.2 2022 ENSINO FUNDAMENTAL Izis Abreu Mestra em História, Teoria e Crítica de Arte (IA/Ufrgs), Bacharela em História da Arte (IA/Ufrgs) e curadora em exposições de arte. Otacílio Camilo Porto Alegre/RS, 1959 – 1989 Álbum Os impressionantes, Sem título, 1984 Xilogravura, 25 x 23 cm HC Acervo MARGS, aquisição por doação do artista, 1984 Fonte: Acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS Fotografia de Fábio Del RE & Carlos Stein - VivaFoto Nos anos 1980, após anos de cer- ceamento dos direitos civis, o engaja- mento político da juventude brasilei- ra dá lugar a uma atitude hedonista assentada num estado de euforia li- bertária da nova geração, que pôde vivenciar sua época com um peso já menor do olhar repressor da ditadura militar. No campo das artes visuais, foi a década em que se resgatou a sensibilidade individual antes subs- tituída pela urgência do radicalismo estético-ideológico e coletivista, no que se convencionou chamar de re- torno à pintura. Entretanto, esta ên- fase nas emoções intensas do indiví- duo guardava também elementos do conceitualismo, exaustivamente tra- balhado na década anterior. Assim, a produção da década de 1980 se con- figurou em uma arte pensada, porém preocupada com a materialidade e também enraizada na expressivida- de subjetiva do artista que utilizava objetos do mundo cotidiano em mi- cronarrativas pautadas por suas vi- vências pessoais. Ao artista era per- mitido revisitar o passado histórico da arte no intuito de expressar o seu presente. É nesta conjuntura que o artista gaúcho Otacílio Camilo (1959- 1989), o Ota, traça seu breve percur- so no cenário artístico brasileiro. Artista intermídia realizou experi- mentos interdisciplinares no campo das artes visuais, da música e do te- atro. Também utilizou diferentes téc- nicas e linguagens artísticas, como gravura, performance, videoarte, poesia, colagem, fanzine, objetos e livro de artista. Proposições sempre permeadas por uma ironia fina e hu- mor irreverente, a partir dos quais o artista desenvolveu muito cedo uma expressão visual singular. Adepto domovimento anarcopunk, Otacílio é autor de uma produção de Otacílio Camilo: Estética da rebeldia Otacílio CAMILO (1959-1989) Sem título, 1987. Xilogravura – papel artesanal, Dimensão: 71cm x 71cm. Coleção particular de Izis Abreu Escute o artigo 3 Revista Sesc de Arte Educação vol.2 202 DIÁLOG S COM ARTISTA
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