Revista Sesc Arte e Educação 2022
caráter existencialista e de proble- matização política e social. O pensa- mento anárquico de contestação ao conservadorismo burguês, à classe política, ao sistema capitalista e à alienação promovida pela cultura de massa ativaram sua consciên- cia crítica, abastecendo seu imagi- nário. Como resultado, temos uma visualidade transgressiva e, muitas vezes, perturbadora, podendo ser caracterizada como uma antiestéti- ca de contestação ao establishment artístico. Com seus traços algumas vezes extremamente carregados, “sujos” e outras totalmente econô- micos, Otacílio desenvolveu uma obra cuja precariedade dos meios dialoga com uma ideia de autoges- tão, o Do it yourself. Ambos elemen- tos próprios do punk. Rapidamente, o artista incorpora a bandeira niilista No future, viven- do intensamente, e sem restrições, os prazeres do momento presente, de modo que o amálgama arte/vida torna-se elemento central em sua poética, uma vez que sua produção se relacionava ao percurso diário, no encontro com o outro e com a apreensão da experiência de alteri- dade nas cidades. Era por meio de práticas errantes e desviatórias, tais como a deambulação, a flanância e a deriva, que se dava o contato ine- briante de seu corpo dissidente – um corpo negro, ressalte-se – com esse “outro”, antes oculto em meio à multidão. Suas proposições e/ou situações artísticas emergiam des- tas experiências psicogeográficas, cujo objetivo principal consistia em alterar a ordem do mundo, ressigni- ficando o espaço social. Desviante por natureza, a totalida- de de sua produção se caracteriza pela presença de eixos temáticos configurados como “constelações” de tendências e concepções artísti- cas do passado histórico da antiarte (Situacionismo, Surrealismo, Fluxus e Nova objetividade), presentifica- das por meio da transcriação. Ou seja, pela apropriação analógica de imagens do passado e do presente como tradução de questões urgen- tes para sua época. Na encruzilha- da do lúdico com o irônico, em sua audaz irreverência Otacílio Camilo desnuda a miséria cotidiana que as- sombra uma sociedade inerte e em desencanto. No curto intervalo de uma década, o artista teve uma intensa atuação no circuito, sem, contudo, obter sucesso de inserção no mercado nem con- solidação no sistema das artes. Em razão disso, e pensando na democra- tização da arte, fez uso do conceito anarquista de autogestão Do it your- self, e criou uma via própria, uma ter- ceira margem, para a difusão e distri- buição de seus trabalhos. Em um esforço de conferir visibi- lidade ao artista e sua produção, a exposição “Otacílio Camilo – Esté- tica da rebeldia” realizada em 2019, reuniu cerca de 50 obras selecio- nadas dos acervos do MARGS, da Pinacoteca Aldo Locatelli, além de coleções particulares, com o objeti- vo de oferecer um panorama da poé- tica criadora do artista em sua breve e intensa trajetória. Ao marcar o início de um ciclo de exposições intitulado “Histórias au- sentes”, o MARGS institui uma polí- tica de exibição que procura conferir visibilidade a expressões artísticas e narrativas invisibilizadas pelos dis- cursos hegemônicos da historiogra- fia oficial, assim como a artistas cuja produção permanece pouco ou não legitimada na contemporaneidade. AÇÃO EDUCATIVA PARA CRIANÇAS E JOVENS A PARTIR DA OBRA DE OTACÍLIO CAMILO Otacílio Camilo desenvolveu uma produção fortemente alicerçada na ideia de autogestão preconizada pelo movimento punk: o Do it yourself (faça vocêmesmo). Oartista também defendia a democratização da arte, ou seja, acreditava que a arte deveria estar ao alcance de todos e o artista ao criar seus trabalhos deveria levar isso em consideração. Diante disto, fez uso do conceito anarquista de autogestão na criação, difusão e dis- tribuição de seus trabalhos. O artista utilizava objetos do nosso cotidiano, como por exemplo, caixas de fósforo, NA ENCRUZILHADA DO LÚDICO COM O IRÔNICO, EM SUA AUDAZ IRREVERÊNCIA OTACÍLIO CAMILO DESNUDA A MISÉRIA COTIDIANA QUE ASSOMBRA UMA SOCIEDADE INERTE E EM DESENCANTO. 34 Revista Sesc de Arte Educação vol.2 2022 DIÁLOGOS COM ARTISTA
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI4Mzk=