Revista Sesc Arte e Educação 2022

35 Revista Sesc de Arte Educação vol.2 2022 DIÁLOGOS COM ARTISTA Otacílio Camilo Porto Alegre/RS, 1959 – 1989 Xilogravuras, s.d. Caixas de fósforos ilustradas por xilogravuras, 7.6 x 37.4 x 8 cm Acervo MARGS, aquisição por doação da família do artista, 1999 Fonte: Acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS Fotografia de Fábio Del RE & Carlos Stein - VivaFoto guardanapo de papel, caixas de dife- rentes produtos, como suporte para suas gravuras. Além disso, comer- cializava seus trabalhos em lugares com grande movimento de pessoas como bares, parques, universidades, entre outros. A seguir destacamos possibilida- des de produções artísticas que po- dem ser feitas com estudantes de diferentes faixas etárias, no intuito de se gravarem imagens em materiais do cotidiano e também com cola- gens digitais. PROPOSTA: O QUE CABE NUMA CAIXA DE FÓSFORO? Inspirando-se nas xilogravuras de Otacílio Camilo em pequenas dimen- sões de caixas de fósforos, propo- mos a criação de ilustrações, dese- nhos, gravações de imagens feitas por carimbos personalizados ou iso- gravura (uma adaptação da xilogra- vura usando a base de isopor). Materiais: EVA, rolha de garrafa ou borracha escolar, canetinhas, lápis, tesoura, bandejas de isopor, palitos de dente, tinta guache, cola e caixas de fósforo, régua, folha de ofício. Passo 1: Preparação da matrizes. Isogravura: desenhe na bandeja de isopor vários quadrados do tamanho da caixa de fósforo. Nesses espaços desenhe com os palitos de dente fa- zendo veios no isopor; pense em re- tratos e desenhos mais figurativos ou também peças mais abstratas. Depois usaremos como base para a impressão das imagens na face da caixa de fósforo. Carimbos: nos retalhos de EVA de- senhe formas geométricas, silhue- tas de objetos, pessoas ou formas mais abstratas. Recorte-as e cole em uma das extremidades da rolha. Depois usaremos essas bases para criar uma composição com os ca- rimbos na caixa de fósforo. Você pode criar carimbos ou iso- gravuras para o passo 2, ou ainda, experimentar mesclar os dois pro- cessos sobrepondo-os. Passo 2: Gravação das imagens Isogravura: com apoio de um pin- O ARTISTA UTILIZAVA OBJETOS DO NOSSO COTIDIANO, COMO POR EXEMPLO, CAIXAS DE FÓSFORO, GUARDANAPO DE PAPEL, CAIXAS DE DIFERENTES PRODUTOS, COMO SUPORTE PARA SUAS GRAVURAS. cel ou com os próprios dedos depo- site uma camada fina de tinta sobre as ranhuras feitas no isopor, procure cobrir bem as frestinhas para que a peça tenha mais riqueza de deta- lhes. Aplique uma pressão da caixa de fósforo sobre o pedaço de isopor com tinta. No processo convencio- nal feito na xilogravura a matriz é feita em madeira, que é coberta de tinta, e pela pressão entre matriz, tinta e suporte, transfere as marcas capturadas pela tinta no papel. Se preferir, teste em retalhos de papel colorido e depois cole essas impres- sões no corpo da caixa de fósforo. Carimbo: carregue os carimbos fei- tos nas rolhas com cores diferentes de tinta, aplique nas caixas de fósfo- ro produzindo sobreposições entre as formas, o que gera a mistura de cores e uma composição única. Passo 3: O que cabe dentro da caixa criada? Escolha objetos ou recorte pala- vras que você considera interessan- tes na sua composição e guarde-as na caixa de fósforo, uma espécie de gavetinha para guardar desejos.

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