Revista Sesc Arte e Educação 2022
A Revista Sesc Arte Educaçao, nasceu com o objetivo de ser ao mes- mo tempo um dispositivo de pesquisa, criação e mediação em arte no qual educadores são convidados a compartilharem suas vivências com arte em espaços formais e não formais. Disponível totalmente on-line para interessados nas artes, seu principal diferencial está no fato de que as práticas elencadas não desejam compor um manual ou cartilha a serem seguidos, mas sim, convidar o leitor/educador à experimentação e criação de seus próprios percursos por meio das artes. A revista é, portanto, um material que pode ser fruído e lido por diferentes portas de entrada: pelas imagens, pelos textos e memó- rias, pelas obras de arte e artistas indicados, pelas entrevistas, suges- tões de leitura e aprofundamento. Nesta segunda edição, esta publicação se propõe a pensar sobre as possibilidades de diálogo, interação e partilhas da Arte com outras áreas do conhecimento e saberes que estão na escola, na cidade e na vida. No intuito de fortalecer ainda mais a diversidade de teorias, culturas e narrativas produzidas pela Rede Sesc de Arte Educação no Brasil, reunimos práticas e relatos de experiência de escolas e proje- tos educativos de unidades Sesc de Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins. Os textos foram organizados a partir de 4 eixos: Educação Infantil, Ensino Fun- damental, Educação de Jovens e Adultos e Espaços não-formais. For- talecendo o eixo de mediação contamos com o apoio muito especial do Núcleo Educativo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul para conhecermos os experimentos interdisciplinares desenvolvidos pelo multiartista gaúcho Otacílio Camilo (1959-1989) que habilmente bus- cava uma forma particular de entrelaçar palavras e gravuras utilizan- do materiais simples do cotidiano como uma caixa de fósforos. Esperamos que as ações educativas reunidas aqui possam contribuir na formação continuada de professores, arte-educadores e artistas que buscam ressignificar seus saberes e fazeres de um modo mais representativo e conectado aos desejos dos estudantes. MEDIAÇÃO NA ARTE EM DIFERENTES DISPOSITIVOS 4 Revista Sesc de Arte Educação vol.2 2022 Escute o artigo
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI4Mzk=