Revista Sesc Arte e Educação 2022

6 Revista Sesc de Arte Educação vol.2 2022 EDUCAÇÃO INFANTIL Tema aula/projeto: Artes visuais Faixa etária do grupo participante: 4 anos Cidade em que ocorreu a experiência: Santa Maria/RS Período: 2021 e 2022 Objetivo geral: Alimentar o repertório imagético das crianças através de experiências conectadas ao mundo real e às cultu- ras que estamos inseridos. Objetivos específicos: Compreender a arte como uma lin- guagem inerente à criança e neces- sária para que ela possa conhecer o mundo, a si mesma e criar meios para que isso aconteça; Organizar espaços com diferentes materialidades explorando suas ca- racterísticas e possibilidades junto das crianças; Desenhar em várias perspectivas e em diversas posições e ângulos; Materiais e recursos necessários: Elementos da natureza, fitas, bar- bantes, linhas, areia, luzes, água, co- nes, peneiras, conta-gotas, cotone- tes, carvão e vários outros elementos Detalhamento da ação: O presente relato evidencia a tra- jetória com as artes visuais focada na construção de experiências plás- ticas, envolvendo principalmente, as expressões de desenho e pintura de uma turma de crianças com 4 anos, que aconteceu entre julho e dezem- bro de 2021 e foi se remodelando na continuidade com outra turma, tam- bém de 4 anos, desde início de 2022 até a presente data, na Escola de Educação Infantil do Sesc em Santa Maria/RS. No retorno aos encontros presen- ciais após a pandemia, percebemos as crianças mais introspectivas, inse- guras com relação a seus desenhos, falando que não sabiam desenhar e sentindo-se tolhidas por um ambien- te familiar restrito de atividades cria- tivas. Através das linguagens artísti- cas foram elaboradas experiências plásticas, construindo conhecimen- to sobre as diversas possibilidades de desenho, pintura, abstração, li- nhas, traços, formas, sensibilidade e olhar atento ao que estavam criando. Sabemos da necessidade de um trabalho que considere as múltiplas linguagens da infância, porém, neste relato, o foco será em como viemos fazendo a ampliação dos repertórios vivenciais e culturais das crianças na escola através da arte, contribuindo para ampliar o olhar delas, enrique- cendo e diversificando suas experi- ências sensíveis e estéticas. É através de seu corpo e de suas experiências multissensoriais que a criança lê o mundo, que lhe dá um significado e que se relaciona. As- sim, o movimento, as expressões e as vivências sensíveis/estéticas que proporcionamos na escola, apoiam as crianças a adquirirem conheci- mento do mundo que as rodeia atra- A potência dos convites através da arte Daniela Alves Pereira Licenciada em Pedagogia (UFSM), Especialista em Gestão Escolar (UCB), supervisora da Escola de Educação Infantil Sesquinho Santa Maria/RS. Escute o artigo

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