Revista Sesc Arte e Educação 2022

8 Revista Sesc de Arte Educação vol.2 2022 EDUCAÇÃO INFANTIL e materiais, onde através das orga- nizações propostas eram aguçados todos os sentidos, incluindo o olfa- tivo, auditivo, gustativo e tátil e não somente o visual. Este início foi mar- cado por explorações das questões corporais, onde as crianças viveram diferentes experiências como de desenho e pinturas em movimento, despertando a sensibilidade para co- res, texturas e aromas, interagindo com os diferentes materiais e mate- rialidades disponíveis, relacionando- -se com eles através de um convite em um espaço previamente planeja- do e organizado. Do olhar e escuta das crianças às intencionalidades educativas, foram sendo pensadas as sessões, escolha e disposição dos materiais na sala. Diante disso, as crianças começavam suas investigações, criavam estratégias, hipóteses e so- luções, sinalizando à educadora Dé- bora através de suas falas e gestos quais seriam os próximos caminhos. A partir destes esclarecimentos, tra- zemos aqui, algumas experiências vividas ao longo da investigação com as crianças. Conhecer novas possibilidades de materiais e outras formas de criação e exploração deles foram pontos muito importantes ao longo da ca- minhada, pensar em convites estéti- cos, aprofundar o olhar das crianças sobre o tipo de material que esta- vam utilizando e ir além dos mate- riais comuns. Pensar nos suportes em que poderíamos deixar marcas e refletir sobre o quê e como iriam construir a representação de seu pensamento criador foram desafios recorrentes às crianças ao longo da investigação. Pensar nestes novos repertórios oportunizou também possibilidades de criações efême- ras, instigando as crianças a pen- sarem a criação de uma forma dife- rente, utilizando muitos elementos da natureza, fitas, barbantes, linhas, areia, luzes, água, cones, peneiras, conta-gotas, cotonetes, carvão e vá- rios outros elementos, trouxe a elas um novo olhar muito além da folha A4, lápis de cor, tinta, giz de cera e canetinhas. Ao longo do ano as situações sen- síveis relacionadas à arte estiveram presentes no cotidiano da turma que investigou individual e coletivamen- te, compreendendo-se como parte de um grupo diverso, se (re)conhe- cendo, vivendo novas e diferentes possibilidades e entendendo seu corpo como elemento criador, obser- vando constantemente e registrando objetos que a partir do olhar lhes cau- savam diferentes sensações, sem intenção de cópia, mas recriando a partir de suas próprias inspirações. Motivadas pelo trabalho da escola argentina Jardin Fabulinus (DUBO- VIK;CIPPITELLI, 2020), começamos a pesquisar sobre a variedade de li-

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