Revista Sesc Arte e Educação 2023
10 Revista Sesc de Arte Educação vol.3 2023 EDUCAÇÃO INFANTIL Arquiteturas fantásticas: investigações acerca da arte e a cidade Cinara Rick Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS, Mestra em Educação pela mesma instituição, Instrutora Pedagógica no Sesquinho de Tramandaí/RS. Anelise Flôres de Oliveira Pedagoga, especialista em Supervisão e Orientação Educacional, Educadora Parental em Formação, Mestranda em Psicologia e Pesquisadora das infâncias com ênfase aos processos de comunicação neurocompatível e narrativas pedagógicas. Linguagem artística ou tema: Investigações arquitetônicas da cidade e sua expressão nas artes visuais. Cidade em que ocorreu a experiência: Tramandaí/RS Período: 2022 Objetivo-geral: Investigar as construções arquite- tônicas partindo de construções efê- meras e ampliando para um olhar da cidade e do que nos rodeia. Objetivos específicos: Experienciar diferentes constru- ções efêmeras com diferentes mate- rialidades e diversos suportes; Ampliar noções estéticas, a partir das artes visuais tridimensionais. Compreender os espaços da cida- de e o conviver em sociedade; Construir significados políticos, cul- turais, sociais e estéticos da cidade e de tudo que nos rodeia. Detalhamento da ação: Ao iniciar o ano letivo de 2022 mon- tamos, juntamente com as crianças, um espaço de construções, no qual materialidades como madeira, ca- nos, ferramentas, parafusos, pregos, pedras e uma infinidade de outros objetos faziam parte de um mesmo contexto investigativo. Iniciamos, as- sim, um projeto voltado para a explo- ração de construções efêmeras, que culminaram em investigações sobre a arquitetura da cidade e das constru- ções que podíamos observar. Inicialmente, nossas investigações compreendiam apenas o espaço dentro da sala referência, visto que estávamos sobre a regulação legis- lativa municipal pautada em medidas preventivas quanto ao enfrentamento de epidemia da Covid-19. Com isso, algumas estratégias foram elencadas nessas investigações, para ampliar o repertório imagético das crianças, com o uso das tecnologias. Através de fotos pesquisadas em banco de imagens do Google, captamos algu- mas nas quais as crianças pudessem elencar em seus percursos no ir e vir de suas residências, assim como de espaços já conhecidos como o prédio da unidade do Sesc que compreende a escola Sesquinho, bem como os demais serviços que acontecem no mesmo endereço. Escute o artigo
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI4Mzk=