Revista Sesc Arte e Educação 2023
13 Revista Sesc de Arte Educação vol.3 2023 EDUCAÇÃO INFANTIL A partir das hipóteses e conclu- sões das crianças, gravamos um vídeo e enviamos ao artista Fábio Gomes, falando sobre o que as crian- ças estavam vivenciando e trazendo alguns questionamentos a respeito do seu processo criativo. Confira o vídeo produzido pelas crianças: Fábio recebeu o vídeo e pronta- mente respondeu às perguntas das crianças, estreitando o caminho en- tre a arte, a cultura e a educação a partir da interação direta do artista com os estudantes. Considerações finais: Esta vivência trouxe a reflexão so- bre como a arte está presente no dia a dia das crianças a partir das mani- festações culturais do contexto em que estão inseridas, como grafite dos muros das cidades. Além dis- to, esta vivência possibilitou que as crianças realizassem uma interação direta com o artista, o que dá um novo e mais significativo sentido ao estudo de referências, o que seria impossível de acontecer quando es- tudamos apenas os grandes artistas da história (que já morreram). REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS HORN, Maria da Graça Souza e BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Abrindo as portas da escola infantil. Penso: Porto Alegre, 2022. BARROS, Maria Isabel Amando. Desemparedamento da infância - A escola como lugar de encontro com a natureza. Alana: Rio de Janeiro, 2018.
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI4Mzk=