Revista Sesc Arte e Educação 2023

6 Revista Sesc de Arte Educação vol.3 2023 EDUCAÇÃO INFANTIL Resumo O presente artigo pretende ana- lisar as possibilidades e potências existentes nas crianças ao frequen- tarem o museu de Arte, espaço que é pensado, em sua grande maioria, para adultos e apreciadores da arte. Nesta pesquisa refletimos acerca da necessidade de construir espa- ços que contemplem a presença das infâncias. Com esse intuito, foram criadas algumas dinâmicas que dia- logassem com a proposta da exposi- ção do Projeto Referências Cruzadas (2023), que contava com material artístico importado de outros países e valorizando a cultura local, trazen- do visibilidade para experiências que agregassem no conhecimento artís- tico e social, principalmente a cultura de povos originários, a partir de uma oficina artístico-pedagógica. Dessa forma, é tensionado a importância de crianças frequentarem o espaço do Museu - e o quanto esse espaço pode agregar ao seu ensino-aprendi- zagem, conhecendo e experiencian- do formas de se conectar com dife- rentes maneiras de viver artístico e social. Palavras-Chave: Museu, Arte, Educação, Crianças, Infâncias. Introdução Este trabalho apresenta algumas experiências educativas realizadas através de oficinas organizadas pelo Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura Visual e Educação - Mirarte/CNPq. As oficinas ocorreram no Museu de Arte de Santa Maria por meio da ex- posição itinerante “Arte como campo de batalha: marginalidade e resistên- cia” do Projeto Referências Cruzadas. Explorando o universo das artes: Museu como espaço de direito das infâncias e crianças Lucas de Bárbara Wendt Graduado em Pedagogia (UFSM). pós-graduando em Gestão Educacional e Mestrando em Educação pela Linha de Pesquisa Educação e Artes (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista Extensionista e Integrante do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Cultura Visual - Mirarte (UFSM). Léo Costa Gonçalves Graduada em Teatro (UFSM). Mestranda em Educação pela Linha de Pesquisa em Educação e Artes (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista do Projeto Rede Básica e Integrante do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Cultura Visual - Mirarte (UFSM). Escute o artigo

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI4Mzk=