Revista Sesc Arte e Educação 2023

8 Revista Sesc de Arte Educação vol.3 2023 EDUCAÇÃO INFANTIL Sobretudo, é necessário entender que o Museu também é um espaço de direito do público da Educação Infantil - quando o espaço e as obras são propícias para a faixa-etária. Contudo, pode ser possível possibi- litar a reflexão acerca dos direitos das crianças em estar nesse espa- ço público e potente para seu imagi- nário e processo crítico e reflexivo. Entendemos que para se criar o há- bito é necessário que desde cedo o Museu possa ser ocupado e ser com- preendido como lugar para crianças, no qual nos sentimos provocados a refletir sobre uma curadoria que pos- sa tornar acessível a nova geração de visitantes do Museu. Dessa for- ma “falar da totalidade da criança implica reflexão não só acerca da sua integridade como pessoa [...], a aprendizagem sai de uma dimensão interna, de alguma forma ligada à genética, e se abre para o mundo” (SALVA et al, 2023, p.16). Nossa escrita e nossos registros durante a oficina realizada no Mu- seu de Arte de Santa Maria são uma forma de defesa dos direitos das in- fâncias e das crianças, que borram a visão adultocêntrica. É uma for- ma de compreendermos esse lugar, como um lugar que pode receber e pode ser pensado para todas as faixas-etárias, fornecendo possibi- lidades reais para que elas possam adentrar o universo da arte. Ao recebermos as crianças no Mu- seu, elas puderam visitar todos os espaços da exposição itinerante, ini- cialmente fizemos um momento de diálogo com elas. As obras que mais prenderamo seu interesse - e aqui cha- mamos a atenção do/a leitor/a, foram as obras interativas, ou seja, aquelas obras que de alguma forma elas pude- ram interagir, mexer, tocar, intervir. O Projeto Referências Cruzadas tem como premissa reunir uma mostra coletiva-artística com diversos artis- tas oriundos de países latinos, como a Argentina, Brasil, México, Paraguai, Chile e Uruguai. A exposição deste ano contou com pinturas, gravuras, instalações, vídeos e jogos interativos, e, por meio disso, houve a participação brasileira do Ateliê Griô, Arte Negra em Movimento e o Labinter, sendo esses três grupos de artistas - for- mados e autodidatas, de Santa Ma- ria. Nesse sentido, o Grupo Mirarte propôs oficinas educativas voltadas ao público visitante, em sua grande maioria escolas do Ensino Funda- mental e Ensino Médio. Durante esse período, nos ques- tionamos sobre a ausência do públi- co infantil, nesse viés, conseguimos realizar uma oficina pedagógica-ar- tística com duas turmas de Educa- ção Infantil, sendo elas o Maternal II (crianças de 2 a 3 anos) e o Pré-B (crianças de 5 anos). Nosso intuito aqui é refletir o que pode um encon- tro entre infâncias e uma exposição no Museu de Arte de Santa Maria. Como podemos pensar uma cura- doria e oficinas que acolham esses corpos? Desenvolvimento Quando pensamos no Museu, nos vêm à mente um lugar repleto de adultos em um espaço com di- versas formas de experienciar arte. Assim como o museu, no imaginá- rio adultocêntrico, outros espaços não são pensados ou considerados para receber crianças, ou até mes- mo bebês, pois se há a ideia de que não fará sentido para eles, ou que de algum modo eles não irão aprender nada com a visitação ao Museu. A S CRIANÇAS CONHECEM O MUNDO A PARTIR DA CURIOSIDADE EM EXPLORAR OS ESPAÇOS, DAS INQUIETAÇÕES, DO EXPERIMENTAR GOSTOS, TEXTURAS, CHEIROS, ATENTAR-SE A UM SOM, REPRODUZIR OUTRO… DESBRAVAM AS COISAS À SUA VOLTA, FAZENDO PERGUNTAS, DESAFIANDO-SE NESSE JOGO DE EXPERIMENTAÇÕES E TENTATIVAS, POR MEIO DO FAZER ARTE! (Santos; Carvalho, 2019, p. 30) Neste ínterim, as crianças aca- bam explorando trabalhos artísticos mais sensoriais, pois o sensorial é fortemente presente na infância, o tocar com as mãos, o sentir a rigidez e a textura das obras, as suas varia- ções de temperaturas e as sensa- ções, são outras formas de aprender e interagir com o que está exposto. Para Serres (1993, p. 44) a experi- ência de aprender “é o exercício da humanidade, uma vez que nada de humano existe sem a experiência” e aqui podemos ir além - não existe experiência e aprendizagem sem o corpo. Durante a visita ao museu, tam- bém foram realizadas propostas artísticas e pedagógicas, diante dis- so, a proposta foi construída pelos

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