educaSesc#3

EDUCA SESC 52 2019 respectivo artefato midiático. Tal constatação sinaliza que os smartphones, ou“telefones inteligentes”, reúnemdiversas funcionalidades que estão para além da realização e o recebimento de chamadas. O acesso à internet por meio dessa tecnologia móvel permite aos sujeitos acessarem informações e realizarem tarefas emdiversos espaços e tempos, o que ressignifica as formas convencionais de comunicação e aprendizagem, forjando os modos de socialização e as subjetividades dos jovens contemporâneos. O local mais utilizado pelos jovens para o uso das mídias digitais é o ambiente domiciliar, pois ainda é nesse espaço que encontram acesso irrestrito à internet. Nos demais contextos de vivência frequentados pelos jovens, a internet ainda se configura como uma alternativa que apresenta limitações e restrições, tanto de ordem técnica/ instrumental, quanto de controle e monitoramento. Os jovens destacaramque a internet é parte de seu cotidiano, o que lhes possibilita benefícios, facilitando suas atividades diárias e agilizando o acesso a conteúdos por meio de pesquisas online. Os jovens ressaltamque buscam conciliar as alternativas de entretenimento proporcionadas pelas mídias digitais com a realização de tarefas e atividades escolares, através da produção de projetos, pesquisas, bem como no auxílio para o estudo de conteúdos contemplados em avaliações, como testes, provas e exames, aspecto que possibilita a democratização do acesso ao saber e contribui para o crescimento intelectual do grupo. A partir disso, observa-se que as mídias digitais contribuempara a aprendizagemde conteúdos formais, oportunizando a diversidade de possiblidades para a construção de conhecimentos, por meio de materiais com características hipertextuais e multimídia, o que atende às diferentes capacidades ou necessidades de aprendizagemdos jovens. Os usos das mídias digitais realizados pelos jovens, que revelam o interesse pela busca de informações e a realização de pesquisas escolares, provocam a reflexão acerca das possibilidades metodológicas que podem ser exploradas nos espaços formais de educação, contemplando-se abordagens criativas das mídias e suas linguagens. Nesse sentido, Prensky (2001) destaca que os professores de hoje têmque aprender a se comunicar com os estudantes, nativos digitais. Isso não significa alterar o significado do que é importante, ou abrir mão do trabalho pedagógico que favorece as habilidades de pensamento, mas implica construir abordagens não lineares, menos centradas na figura do professor e que possibilitem a construção de percursos de aprendizagem abertos e capazes de mobilizar a busca individual e coletiva dos sujeitos na construção do conhecimento. Trata-se de umdesafio cotidiano, emque a abordagemdos conteúdos pode se tornar mais construtiva e significativa por meio do acesso às mídias digitais e suas linguagens. Nessa perspectiva, o papel do professor cresce em importância, pois ele realizará a orientação e a mediação para a análise das informações, sua seleção e tratamento, visando o desenvolvimento da criticidade e da capacidade de reflexão acerca de como a informação é socializada e consumida na sociedade contemporânea. Os docentes podem ser considerados imigrantes digitais e a relação com as gerações atuais, que se expressampor meio de linguagens e dinâmicas comunicacionais características da cibercultura, pode ser tornar problemática e produzir resistências. Por esse motivo, os professores necessitam compreender e apropriar-se das mídias digitais em sua prática pedagógica, através de propostas de formação continuada, pesquisas e da experimentação de novas possibilidades de ensinar e aprender, as quais poderão mobilizar os jovens a aprender. Para Prensky (2001), os professores, “imigrantes digitais”, têm dificuldade em compreender que os estudantes podem aprender realizando tarefas simultaneamente, escutando música ou assistindo TV, enquanto realizam o dever de casa. Entretanto, os imigrantes digitais precisam desprender-se das formas convencionais de conceber a aprendizagem, já que as novas gerações aprendem e processam informações de modo mais fluido e dinâmico. Através das respostas do questionário, constata-se que as principais atividades realizadas pelos jovens na internet referem-se a interações interpessoais, por meio de ferramentas de comunicação, e ao compartilhamento de fotos em sites de redes sociais, audiência a vídeos e busca constante por novas informações sobre variados assuntos, que mobilizam os interesses dos jovens, como tutoriais de maquiagem mencionados por algumas estudantes. Um dos questionamentos feito aos jovens versava sobre a possibilidade de viverem sem acesso às mídias digitais. A maioria dos jovens demonstrou dependência em relação aos artefatos midiáticos, expressando a necessidade de estarem constantemente conectados. Para esses jovens, viver em um mundo sem a existência das mídias digitais parece algo inconcebível e, porque não dizer, inimaginável. Essa constatação sinaliza que aproximar a educação formal das vivências das juventudes e das demandas relacionadas ao mundo social e à inserção social requer a consideração das mídias digitais no planejamento pedagógico. O questionário aplicado junto aos alunos também buscou conhecer as percepções dos estudantes acerca da importância, ou não, das mídias digitais para a vida dos jovens na atualidade. A respeito dessas questões, os jovens assim se posicionaram: As mídias criam vínculos com várias pessoas, mas elas acabamdeixando as pessoas muito fora da vida real, sem ter contato físico comquem está perto delas, geralmente, estão ligados ao mundo tecnológico (Participante A). As mídias não são somente importantes para os jovens, mas simpara todos, porque a internet ajuda emmuitas coisas, mas, às vezes, prejudica assim como tudo tem seu lado bom e ruim (Participante B). A internet ajuda a nos informar sobre situações do dia a dia (ex: clima, entre outros) e alguns jovens têm a [...] asmídias se colocamcomo importantes agentes de socialização e formaçãodas gerações atuais e requerematençãopor partedaescola edos profissionais daeducação.

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