educaSesc#4

O CENÁRIO DA PANDEMIA MUDOU MUITAS ROTINAS EM 2020. MAS, PRINCIPALMENTE, JOGOU NOVAS LUZES SOBRE A QUESTÃO DO ENSINO. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS REFLEXOS QUE A ESCOLA TERÁ NO FUTURO? Pensar em futuro neste momento é uma temeridade. Estamos vivendo um dia de cada vez, nos surpreendendo sempre com a forma como o Brasil está enfrentando a pandemia, tanto do ponto de vista da falta de orientação e liderança do governo federal, como também pela desvalorização do conhecimento científico, que fortalece a fake new e a transgressão social. Do ponto de vista da escola, gostaria que ela quando abrisse voltasse de forma diferente. Gostaria que depois de tudo que estamos passando, que pudéssemos fazer uma escola essencial, feita com os alunos e não mais para os alunos. Gostaria que aprendêssemos que temos uma oportunidade de fazer uma escola melhor do que temos atualmente e que os alunos acreditassem no valor do conhecimento. ENTREVISTA LOURDES ATIÉ EDUCAÇÃO PARA MIM É A LUTA POR JUSTIÇA SOCIAL LOURDES ATIÉ FALA SOBRE A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA, QUAIS LIÇÕES DEVEM SER TIRADAS DESSE PERÍODO E O QUANTO TODA ESSA EXPERIÊNCIA PODERÁ CONTRIBUIR PARA A IDEALIZAÇÃO DA ESCOLA ESSENCIAL, DESENVOLVIDA COM OS ALUNOS E NÃO MAIS PARA OS ALUNOS A COVID-19 TAMBÉM COLOCOU MUITOS PROFESSORES NUMA SITUAÇÃO INÉDITA - DAR AULAS VIA INTERNET. NA SUA OPINIÃO, ISTO TORNOU MAIS EVIDENTE UMA VALORIZAÇÃO PRIMORDIAL DA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS? O QUE PODE SER MUDADO? A necessidade das aulas remotas exigiu uma mudança inédita e emergencial das escolas. Os professores tiveram que mudar a forma de ensinar quando a escola fechou e os alunos passaram a aprender em casa. Algumas escolas já vinham investindo em formação no campo das tecnologias digitais, mas acredito que sejam minoria. Com a pandemia ficou claro a importância da democratização dos recursos digitais. No entanto, não basta apenas dominar a tecnologia. É preciso entender como usá-la a serviço da aprendizagem, conhecendo seus limites e possibilidades e tendo a certeza de que a tecnologia está a serviço do humano, portanto não substitui o professor. Por isso, temos que lutar pelo direito de todas as escolas terem acesso aos recursos digitais e dos professores poderem utilizá-los de forma correta e para isso é preciso investir em formação. COMO A SENHORA AVALIA AS AULAS ASSÍNCRONAS? ESCOLAS, PROFESSORES E ALUNOS JÁ FAZEM BOM USO DA TECNOLOGIA? Eu acho que ninguém é capaz de responder esta pergunta. Seria preciso fazer uma pesquisa pelo Brasil e hoje temos falta de informações atualizadas. O Brasil é muito diverso e desigual. O que eu posso dizer é que os professores estão lutando para dar aulas de forma remota com os recursos que dispõem. Estão fazendo o possível para não abandonar nenhum aluno, mas estão todos muito cansados. COMO A ESCOLA, NESTE CONTEXTO ATUAL, PODE EDUCAR PESSOAS EM SUAS POTENCIALIDADES COGNITIVAS E AFETIVAS? COMO UTILIZAR O TEMPO EAD DE MANEIRA QUALIFICADA? Na verdade, as escolas não estão fazendo EAD. O que está acontecendo são aulas remotas, com atividades assíncronas ou síncronas. Está sendo um grande desafio neste momento ensinar desta forma. Ainda estamos errando no tempo de permanência que crianças e jovens permanecem frente às telas para aprender, sejam pelo computador ou celular. Falta entendimento de que a mente humana aprende de forma diferente numa aula presencial de uma aula remota. Não sabemos o quanto os estudantes estão sendo afetamos cognitiva e emocionalmente pelo processo que estão passando neste momento. Isso sem falar dos alunos que não tem acesso aos recursos digitais e estão tendo que aprender por meio de material impresso ou que estão simplesmente abandonados. EDUCA SESC 4 2020 O Brasil é muito diverso e desigual.

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