Toda cidade possui uma paleta de cores 1 Ao criar o tema CORES URBANAS , nosso objetivo foi o de realizar uma tradução de narrativas do território urbano, da cultura visual e de suas in- tervenções. Passa pelas etnias, analisa pertencimento, tendência, comporta- mento e suas relações com a ocupa- ção do lugar e até dos entre-lugares, como sugere Homi K. Bhabha 2 . Um mapa cognitivo construído no espaço público que depende tanto do que cada um faz como daquilo que vive no imaginário das outras pessoas. Numa época de empréstimos e negociações entre várias línguas, entre línguas e imagens, não cap- tamos os significados se não obser- varmos as acrobacias das palavras e das ações visuais, o modo como deslizam pelas relações daqueles que leem, daqueles que são espec- tadores e navegam pelo cotidiano. Talvez, as cores urbanas nos sejam reveladas como algo que devemos inventar e não apenas apassivar pela descoberta inerte. A “arte do desenho urbano” é semelhante à do romancista que se move em uma trama aberta, em que irá realizando mais descobertas do que compro- vações. Afinal, somos envolvidos por cores dotadas de significado; somos programados por cores. Esse é um aspecto do mundo codificado em que vivemos. A revista Urbe tem como missão editorial tornar pública as ideias, opiniões, interpretações so- bre cultura visual urbana e contem- poraneidade construídas do ponto de vista de críticos, pesquisadores, acadêmicos, especialistas e artistas, com textos de caráter reflexivo. Ofe- recer ao leitor uma contextualização instigante sobre cultura visual urba- na, capaz de contribuir para a mon- tagem de um painel multifacetado empenhado em abrigar dissonân- cias e não só em confirmar certezas. Cada pessoa tem uma cidade que é uma paisagem urbanizada de seus sentimentos 3

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