Em O que podemos chamar de daltonismo social {04} , o psicólo- go e artista social Daniel Caminha propõe uma provocação sobre os padrões limitados de olhar. O cho- que: o punk como tradução cul- tural {10} , do jornalista Leo Felipe , faz uma tradução do punk como transfiguração do urbano e con- temporâneo. A mestre em design Paula Visoná retira do lugar urba- no o que pode ser extraído como interpretações, sensibilidades so- ciais e imaginário coletivo em Diá- logos entre street art e design e a geração de novos sentidos {16} . A produtora cultural Gabriela Silva , no texto Notas para retratos: como o céu estava hyvé {20} , des- creve, de forma cinematográfica, cenas da cidade e a partir da cidade para capturar oque sepassa emcada olhar. O poeta, contista e tradutor Sidnei Schneider , em Cidade Poema: você de frente com o verso {26} , revela as intervenções propostas pelo projeto Cidade Poema e um pouco dos bastido- res da poesia e as artes que a ela vão sendo associadas pelo projeto. A tribo de atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz mostra o teatro de rua como um projeto estético e interventivo, que atua diretamen- te no dia a dia da cidade no artigo Teatro de rua: a arte de inventar novas cores no espaço urbano {32} . Luz e sombra no território da estética do frio {38} , do escritor e professor de filosofia Luís Rubira , faz leitura sensível sobre o lugar urbano, as cores e o imaginário da Satolep de Vitor Ramil. Leia! Ver é tão importante quanto perguntar. Vitor Mesquita CULTURA VISUAL URBANA E CONTEMPORANEIDADE C O R E S U R B A N A S 1 Byrne, David. Diários de Bicicleta. Ed. Amarilys. São Paulo, 2010. 2 BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad.: Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998. 3 GARCÍA MONTERO, Luis. Luna enelsur, Editorial Renacimiento, Sevilha, 1972. 4 CANCLINI, Néstor García. Imaginários culturais da cidade: conhecimento / espetáculo / desconhecimento. In: A cultura pela Cidade. Ed. Iluminúras/Itaú Cultural. São Paulo, 2008. 5 FLUSSER, Vilém. O mundo codificado. Linha e superfície. CosacNaify. São Paulo, 2007. Curador editorial Vitor Mesquita Editora executiva Clarissa Eidelwein Editora de arte Rose Tesche Produtora executiva Andrea Costa Produtor gráfico JOÃO PEDRO QUADROS Revisora Grace Prado Editora de fotografia Kátia Costa Tiragem 1000 exemplares financiamento produção e execução apoio e impressão apoio cultural

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